Rui Barbosa atravessa o rio Paraguaçu, próximo à cidade de Cachoeira, durante a campanha de Paulo Fontes

Depois de enfrentar uma campanha presidencial, ainda em 1919 Rui Barbosa participa da disputa sucessória na Bahia. E, decidido a eleger Paulo Fontes, candidato oposicionista, empenha-se em memorável cruzada pelo sertão baiano, numa árdua missão para um homem de 70 anos. Rui enfrentou uma agenda de viagens cansativas em embarcações precárias e vagões desconjuntados. Mas a corrupção eleitoral daria uma vez mais a vitória à situação, provocando um movimento de resistência armada que chegou a ameaçar Salvador. Epitácio Pessoa intervém militarmente, dando posse a J. J. Seabra. Indignado, Rui publica uma série de artigos na imprensa.

Em caravana eleitoral, Rui Barbosa percorre o interior baiano
Em caravana eleitoral,
Rui Barbosa percorre
o interior baiano

O cinema, novidade do século XX, era uma das paixões de Rui
Rui Barbosa nutria profunda paixão pelo cinema. Assíduo freqüentador das salas de projeção, aquele homem sisudo emocionava-se até as lágrimas numa cena dramática, apreciava Chaplin e torcia feito criança nas fitas de Tom Mix. Rui não se cansava de descrever as maravilhas da arte que o transportava para lugares remotos, fazendo-o entrar em contato com diversos povos e receber notícias sobre os últimos acontecimentos. Era tão notório esse entusiasmo que o Cinema Ideal lhe concedeu uma cadeira cativa, enquanto o Odeon, o Central e o Palais jamais lhe cobraram ingresso.
Na inauguração do Cinema Ideal, uma homenagem a Rui Barbosa
Bacharelandos da Faculdade de Direito de São Paulo em visita a Rui Barbosa
Com sérios problemas de saúde, no final de 1920 Rui Barbosa é convidado para paraninfo dos bacharelandos da velha Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que chegam a adiar a formatura na esperança de contar com a sua presença. Impedido de comparecer, envia um discurso lido pelo professor Reinaldo Porchat. Equilibrando energia e brandura, a "Oração aos moços" revelou um Rui sereno e sábio, amadurecido pelos embates travados ao longo de sua trajetória de vida
.
Homepage
Luta pela cidadania A construção da República O vôo da águia A questão social .
 
Histórico Links Créditos Índice Bibliografia