Em janeiro de 1916 o Código Civil Brasileiro era sancionado pelo presidente Venceslau Brás. O novo código trazia a marca de Rui Barbosa que, desde 1899, acompanhava o trabalho de Clóvis Beviláqua, convidado para redigir o projeto ainda no governo de Campos Sales. Eleito em abril de 1902 relator da Comissão Especial do Senado encarregada de analisar o projeto, Rui elabora um longo e detalhado parecer, em que critica a linguagem e propõe emendas a quase todos os seus mais de 1.800 artigos, estabelecendo uma das maiores polêmicas sobre questões de gramática e estilo travadas no Brasil. A abrangência das contribuições de Rui ao Código Civil acabaria, porém, adiando por mais de dez anos sua entrada em vigor.

Encerradas as festividades, Rui inicia uma série de conferências. Causa sensação na Faculdade de Direito de Buenos Aires quando, ao receber o título de professor honoris causa, protesta - a propósito da Guerra Mundial em curso na Europa - contra a postura dos países neutros diante das atrocidades do conflito. Na oração que intitulou "O dever dos neutros", Rui defende o princípio de que neutralidade não pode ser confundida com indiferença e impassibilidade. Alcançando repercussão internacional, foi traduzida em diversas línguas e comentada nos principais jornais da Europa e das Américas.
Rui visita a Biblioteca Mitre
Rui Barbosa e Maria Augusta em Buenos Aires
Chegada de Rui em Buenos Aires

Nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário para representar o Brasil no I Centenário da Independência Argentina em 1916, Rui Barbosa chega a Buenos Aires no início do mês de julho, cumprindo extensa agenda que incluiu homenagens na Câmara e Senado, recepções pelo corpo diplomático e na Casa Rosada, além de espetáculo de gala no Teatro Colón. Em 9, dia da Independência, durante a realização de parada militar, acontece um incidente perturbador: dois tiros são disparados por um anarquista em direção à sacada onde se encontravam Rui e Victorino de La Plaza, presidente argentino.

Leia Mais: ....Biografia de Clóvis Beviláqua
Homepage
Luta pela cidadania A construção da República O vôo da águia A questão social .
 
Histórico Links Créditos Índice Bibliografia