Campos Sales

Legítimo representante do Partido Republicano Paulista (PRP), em 1900 o presidente Campos Sales instituiu a Política dos Governadores. Buscando eliminar possíveis focos de oposição, selou um pacto com as oligarquias agrárias dos estados.Com o pacto, ficava assegurada no âmbito regional a supremacia dessas oligarquias - expressão que vem do grego e significa governo de poucas pessoas, pertencentes a uma família ou partido -, e elas, em troca, apoiariam as iniciativas do Executivo federal.


Salvador em 1989
Na caricatura publicada em 1917, a imagem da "política do café-com-leite"
. Rui Barbosa, presidente do Senado, dá posse a Afonso Pena em 1906
São Paulo e Minas Gerais, os estados mais ricos - com controle quase total sobre os organismos governamentais devido à sua maior representatividade na Câmara -, também estabelecem um acordo de alternância no poder, denominado "política do café-com-leite". Pelas suas regras, caso o país estivesse sendo dirigido por um paulista, no final do seu mandato o presidente indicava, para sucessor, um político de Minas e vice-versa. Graças a essa estratégia, o PRP e seu congênere mineiro puderam eleger, com algumas exceções, os presidentes da República até 1930.
Senador Pinheiro Machado
Por volta de 1905 uma força política vem ameaçar o equilíbrio da alternância entre São Paulo e Minas Gerais. Pinheiro Machado, senador e um dos principais chefes do Partido Republicano do Rio Grande do Sul, cuja atuação no Senado transformara-o numa liderança de peso, opõe-se à indicação do paulista Bernardino de Campos para suceder Rodrigues Alves. Machado defendia a candidatura de Afonso Pena, que acabou eleito, com apoio de Rui Barbosa. Novo embate ocorreria na sucessão de Pena, que escolhera para sucedê-lo o mineiro Davi Campista. Descontente, Pinheiro Machado articula o nome de um militar, o gaúcho Hermes da Fonseca. Instala-se uma luta política, agravada com a morte de Afonso Pena em 1909, antes do término do mandato. Seu vice, Nilo Peçanha, toma posse, enquanto o país aguarda novas eleições presidenciais.
Leia mais:      Biografia de Pinheiro Machado
Homepage
Luta pela cidadania A construção da República O vôo da águia A questão social .
 
Histórico Links Créditos Índice Bibliografia