A participação de Rui na Conferência da Paz, encerrada em 18 de outubro de 1907, repercutiu na imprensa internacional, colocando em evidência uma brilhante atuação. Diplomatas que regressavam da Holanda espalhavam notícias sobre o triunfo do delegado brasileiro. Quando desembarcou no solo natal, em dezembro daquele ano, um povo envaidecido e orgulhoso consagrava-o como a Águia de Haia. Rui Barbosa atingia o ápice da glória.






Hermes da Fonseca deslancha sua candidatura dando a eleição como certa. Mas Rui Barbosa, inconformado com o acentuado perfil militar do ex-ministro da Guerra, articula seu próprio nome nas fileiras da oposição.Recebe o apoio do PRP - que rompera a alternânciada "política docafé-com-leite" - e lança a sua campanha dita "civilista", em contraposição ao militarismo de Hermes.Pela primeira vez um processo eleitoral ganha as ruas e chama a atenção da opinião pública, conquistando amplos segmentos da classe média urbana, que inclui os estudantes. .
Sob o comando do marinheiro João Cândido, a tripulação dos encouraçados "Minas Gerais" e "São Paulo" amotina-se, com apoio dos marujos do "Barroso" e do "Bahia", exigindo aumento de soldo e fim dos castigos corporais a que eram submetidos. Conhecida como Revolta da Chibata, teve início na noite de 22 de novembro de 1910, quando os insurretos ameaçam bombardear o Rio de Janeiro.
Sob ameaça, o Congresso decreta anistia, comprometendo-se a acabar com os castigos corporais. As armas são depostas, mas o governo retrocede e manda prender os marinheiros, acusados de conspiração, que, apesar dos protestos de Rui, são recolhidos à Ilha das Cobras. Uma nova rebelião eclode em 9 de dezembro e aquela base naval é bombardeada, pondo fim à sublevação. Dias depois, os presos são embarcados no navio "Satélite", rumo ao Acre. Nas celas, restam 18 cadáveres. Em 10 de janeiro de 1911 ocorrem fuzilamentos a bordo do "Satélite". Do Senado, Rui denuncia o massacre e exige a punição dos culpados.
  Variedades:  As roupas de Rui Barbosa   Os carros de Rui Barbosa   Rui e as caricaturas  
Homepage
Luta pela cidadania A construção da República O vôo da águia A questão social .
 
Histórico Links Créditos Índice Bibliografia O Mito Impasse na Conferência Respeito dos grandes e fortes A Águia de Haia Eleições fraudulentas Candidato à presidência aos 60 anos Campanha Civilista