Alfabetizado aos cinco anos, Rui cresceu rodeado de livros. Em casa, depois das lições paternas, decorava textos clássicos portugueses e estudava música. Sob a rigorosa supervisão do pai, que já o preparava para a tribuna, recebia noções de oratória. Em pé, sobre uma mala, o menino declamava com surpreendente desenvoltura..

Caderno de Anotações de Rui


Rui  Barbosa aos 15 anos
18641865

1864, Formatura no curso de humanidades: Rui recebe medalha de ouro das mãos do Arcebispo da Bahia.

Ainda sem a idade mínima exigida para ingresso na Faculdade, Rui permanece por mais um ano no Ginásio Baiano, estuda alemão e revisa o curso de humanidades. No final de 1865, é escolhido para discursar na solenidade de entrega de prêmios
Rui, Mãe e Irmã Brites (nascida em 1851)

Fundado e dirigido por Abílio César Borges - futuro Barão de Macaúbas - o Ginásio Baiano contribuiu na formação de inteligências como Castro Alves e Rui Barbosa, um dos seus alunos mais brilhantes. Ingressando no estabelecimento com 11 anos, idade em que já escrevia versos, Rui colabora para o jornal- zinho da escola. Sempre o primeiro da classe, era tímido e introvertido, e durante o recreio preferia ficar lendo no pátio em vez de brincar. Nesse colégio pronunciou seu primeiro e aplaudidíssimo discurso, inaugurando, em 1865, uma longa e empolgante trajetória de orador.




Abílio César Borges
Leia mais:      Biografia de Abílio César Borges
Homepage
Luta pela cidadania A construção da República O vôo da águia A questão social .
 
Histórico Links Créditos Índice Bibliografia