You need to upgrade your Flash Player This is replaced by the Flash content. Place your alternate content here and users without the Flash plugin or with Javascript turned off will see this. Content here allows you to leave out noscript tags. Include a link to bypass the detection if you wish.
 
HOME
BIOGRAFIA
PENSAMENTO
OBRAS
CRONOLOGIA
FRASES
GLOSSÁRIO
PROJETO MEMÓRIA
CONTATO
LINKS
CRÉDITOS
 
 
   
PELO DIREITO DE VOTAR: A PRIMEIRA LUTA FEMINISTA
UM FEMINISMO SEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO
CAI A DITADURA E O FEMINISMO GANHA FORÇA NO BRASIL
MOVIMENTO E PENSAMENTO NA LUTA EM DEFESA DA MULHER


Nísia Floresta inseriu seu nome na história do Brasil não apenas por um, mas por vários aspectos de sua vida e de sua obra.

É lembrada como indianista. Publicou o primeiro livro brasileiro com o objetivo claro de mudar a imagem do País no exterior. Sua literatura é tida como pioneira sob diversos ângulos. Faz parte do rol de abolicionistas da Nação.

Entretanto, sua maior bandeira sempre foi a defesa dos direitos das mulheres.

Por isso, o nome de Nísia Floresta pertence, antes de tudo, à história do feminismo no Brasil, ainda que em seu tempo o termo “feminista” nem sequer fosse utilizado.

Assim, falar do legado do pensamento nisiano é falar da trajetória da luta feminina no Brasil. E, mesmo que não tenha influenciado diretamente suas sucessoras, Nísia Floresta contribuiu, decisivamente, para a formação de uma nova consciência, menos preconceituosa e voltada para o verdadeiro valor da mulher.