Vida e obra de Monteiro Lobato
1905 – 1910
   
DE VOLTA AO VALE DO PARAÍBA

Janeiro de 1905 – Retornando à sua cidade natal, Lobato assina a crítica de arte no Jornal de Taubaté.

1905 – Einstein enuncia a teoria da relatividade.

23/5/1905 - Inicia o namoro com Maria da Pureza de Castro Natividade, a quem sempre chamará carinhosamente de Purezinha.

18/7/1905 - Apesar de sua notória aversão a discursos, Lobato é eleito orador do Clube Recreativo de Taubaté.

"Ando com idéias dumas coisas a Wells, em que entrem imaginação, a fantasia possível e vislumbres do futuro - não o futuro próximo de Júlio Verne, futurinho de 50 anos, mas um futuro de mil anos. (...) Se a terra dos meus canteiros mentais não for propícia a essas sementinhas, então é que não estou destinado a ser o H. G. Wells de Taubaté, e paciência". Taubaté, 17/12/1905.

17/12/1905 - Com Eugênio de Paiva Azevedo, planeja "uma fábrica de doces em vidros, geléias inglesas (...). A firma será Lobato & Paiva. E invadiremos o mercado com uma reclame verdadeiramente americana".

Outubro de 1906 – Lobato é nomeado promotor público interino em Taubaté.

23/10/1906 – Santos Dumont voa com o avião 14-Bis no campo de Bagatelle, em Paris.

   
       
Altenfelder Silva, juiz,
e Lobato em Areias
    1907 – Picasso e Braque exibem pinturas cubistas em Paris. Rudyard Kipling ganha o Prêmio Nobel de Literatura.

"Estou nomeado promotor público da comarca de Areias [município paulista próximo a Queluz, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro], que deve ser nalgum lugar". Taubaté, 14/4/1907.

1908 – O automóvel "modelo T" sai das linhas de montagem da Ford Motor Company, fundada cinco anos antes, e faz grande sucesso no mercado americano.

       
"Realizou-se ontem em São Paulo o consórcio do nosso amigo, dr. José Bento Monteiro Lobato, nosso distinto conterrâneo e promotor público da comarca de Areias, com a gentil senhorita Maria Pureza Natividade, dileta filha do sr. dr. Francisco de Gouvêa Natividade, e neta do sr. dr. Antonio Quirino de Souza e Castro". Jornal de Taubaté, 29/3/1908

7/4/1908 – É fundada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Imprensa.

Abril de 1908 – Lobato e Purezinha passam a lua de mel na praia de José Menino, em Santos (SP). De volta à capital, ficam até o fim do mês na rua Santo Amaro 18. Dali voltam a Areias, viajando antes ao Rio de Janeiro, onde visitam a Exposição Nacional de 1908, comemorativa do centenário da Abertura dos Portos.

   
Purezinha
Lobato traduz artigos do Weekly Times [de Londres] para o jornal O Estado de S. Paulo, escreve para A Tribuna [de Santos] e remete caricaturas para a revista Fon-Fon [Rio de Janeiro].

1909 - Empolga-se com a Campanha Civilista de Rui Barbosa, que disputava com o marechal Hermes da Fonseca a presidência da República.

3/3/1909 - Nasce em São Paulo Martha, sua primogênita.

Discute com Godofredo Rangel um projeto comum de produção literária:

"(...) proponho estes pontos: 1) Não haver pressa; 2) Apurarmos a forma, de modo que os críticos exigentes não descubram nem uma lêndea de pronome mal colocado; 3) Ler um a produção do outro, comentar, criticar, sugerir, vetar; 4) As duas partes conformar-se-ão com as sentenças, mas ficam com o direito de rejeitar o veto; 5) A fatura material do livro será perfeita; prosa boa impressa em papel de embrulho vira carne seca da fedorenta; champanha em caneca de lata vira zurrapa. (...) Sou partidário do conto, que é como o soneto na poesia. (...) Contos com perspectivas. (...) Contos-estopins, deflagradores das coisas, das idéias, das imagens, dos desejos, de tudo que exista informe e sem expressão dentro do leitor". Areias, 27/6/1909.

7/5/1910 - Nasce em São Paulo seu segundo filho, a quem dá o nome de Edgard.

3/12/1910 - Através da lei n.º 134, a Câmara Municipal de Taubaté concede ao "Dr. José Bento Monteiro Lobato, ou empresa que organizar, licença para construção, uso e gozo de uma linha férrea econômica de bitola de um metro entre trilhos, que partindo desta cidade se dirija às divisas do município de Tremembé". O Norte, Taubaté, 4/12/1910