O projeto Monteiro Lobato tem como objetivo promover uma interação entre o povo brasileiro e um dos personagens mais importantes de nosso século. Para homenagear o ilustre escritor, que promoveu a maior revolução editorial no País e se empenhou em memoráveis campanhas nacionais em prol da modernidade, foram programadas diversas ações culturais:      

"Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia"
     
  O livro mostra documentos inéditos e uma farta iconografia, frutos de pesquisa abrangente no acervo da família, em bibliotecas públicas e privadas, museus e outras fontes. De autoria de Carmen Lucia de Azevedo, Marcia Camargos e Vladimir Sacchetta, o livro revela facetas pouco conhecidas do escritor e publicista, aliando o rigor na pesquisa das informações a um tratamento jornalístico de texto, que torna sua leitura agradável e acessível ao grande público.

Lançado pela Editora SENAC São Paulo em novembro de 1997, "Furacão na Botocúndia" ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Ensaio e Biografia e Livro do Ano/não ficção, ambos outorgados pela Câmara Brasileira do Livro. Está à venda em todas as livrarias em duas versões: luxo e compacta, de preço reduzido.

Exposição Itinerante
"O Brasil encantado de Monteiro Lobato"

Grande mostra sobre a vida e obra de Monteiro Lobato, com destaque para os aspectos pouco conhecidos de sua trajetória e para sua inserção no universo da fábula.

Com criação e direção de arte de Elifas Andreato, "O Brasil encantado de Monteiro Lobato" foi dividido em três módulos. Um deles priorizou a ambientação cenográfica, visando a interatividade lúdica com o público infanto-juvenil. O outro mostrou a vida e obra do autor. E, por último, uma linha do tempo, com a cronologia de Lobato, contextualizando-a em relação aos grandes acontecimentos nacionais e internacionais.

A exposição percorreu as seguintes cidades, nos períodos abaixo:

 
     
São Paulo (SP) SESC Pompéia 17/04 a 31/05/98
Brasília (DF) Teatro Nacional Cláudio Santoro 01/07 a 02/08/98
Salvador (BA) Biblioteca Central 25/08 a 20/09/98
Porto Alegre (RS) Usina do Gasômetro 08/10 a 07/11/98
Rio de Janeiro (RJ) Museu Histórico Nacional 27/11/1998 a 28/02/1999


Exposições Permanentes

Estão abertas ao público duas exposições didáticas permanentes- "Monteiro Lobato - Vida, Realidade e Sonho" - mostrando a vida, a obra e os personagens do imaginário de Monteiro Lobato. Uma no Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, e outra na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, na Capital de São Paulo.


Sítio do Picapau Amarelo
Chácara do Visconde
Rua Visconde de Sabugosa, s/n, 450
Cep: 12050-830 - Taubaté – SP
Tel (012) 225.5062
Biblioteca Infanto-Juvenil
Monteiro Lobato

Rua General Jardim, 485 (Vila Buarque)
Cep 01221-000 - São Paulo – SP
Tel (011) 256.4122


Vídeo Documentário

Produzido pela Videoimagem com roteiro de José Roberto Torero e direção de Roberto Elisabetsky, o vídeo se propõe a reconstruir o personagem Lobato à luz de elementos que renovam sua biografia. Embora admirado e presente no imaginário brasileiro, Monteiro Lobato mantém até hoje aspectos mal conhecidos ou mesmo distorcidos em sua vida e obra. A polêmica - marca registrada da personalidade de Lobato - permeia todo o documentário, através de depoimentos e de opiniões contraditórias a seu respeito.


Homepage

Criada e desenvolvida pela Nova Sociedade Comunicação, sob a direção de Paulo Cannabrava Filho, o Espaço Monteiro Lobato na Web teve como objetivo dotar a rede mundial de um espaço interativo sobre Monteiro Lobato.



Publicações

Cartilha biográfica "Monteiro Lobato: vida, realidade e sonho", destinada a estudantes e professores de primeiro e segundo grau.

Edição fac-similar do livro "O Sacy-Perêrê: Resultado de um inquerito". Obra lançada por Lobato no início de 1918, constitui importante, bem humorado e pioneiro estudo sobre o folclore brasileiro.


Restaurações

Revitalização do Sítio do Picapau Amarelo, na Chácara do Visconde, em Taubaté (SP)
Informatização da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, em São Paulo (SP)



Premiação

O Projeto Memória - Monteiro Lobato recebeu o "Prêmio Aberje Brasil 99", da Associação Brasileira de Comunicação Social, na categoria "Projetos Institucionais"


 
data evento local
27 de novembro de 1997 Lançamento do livro Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia Museu Brasileiro da Escultura,
São Paulo (SP)
17 de abril de 1998 Lançamento do Projeto Memória 1998 e solenidade de abertura da Exposição "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" SESC Pompéia - São Paulo (SP)
18 de abril a 31 de maio de 1998 "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" - Exposição em São Paulo SESC Pompéia - São Paulo (SP)
25 de abril de 1998 Noite de autógrafo e bate-papo com os autores do livro Lobato - Furacão na Bococúndia Ática Shopping Cultural - São Paulo (SP)
10 de maio de 1998 Inauguração do Espaço Monteiro Lobato na Internet Ática Shopping Cultural - São Paulo (SP)
01 de julho a 02 de agosto de 1998 "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" - Exposição em Brasília Teatro Nacional (DF)
25 de agosto a 20 de setembro de 1998 "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" - Exposição na Bahia Biblioteca Pública do Estado - Salvador (BA)
09 de setembro de 1998 às 21:00 h Lançamento do Vídeo-documentário - "Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia". Sala Walter da Silveira
Biblioteca Pública do Estado - Salvador (BA)
09 de outubro a 08 de novembro "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" - Exposição no Rio Grande do Sul Centro Cultural
Usina do Gasômetro - Porto Alegre (RS)
23 de outubro de 1998 Lançamento da cartilha biográfica - "Monteiro Lobato: vida, realidade e sonho" Centro Cultural
Usina do Gasômetro - Porto Alegre (RS)
27 de novembro de 1998 a 28 de fevereiro de 1999 "O Brasil Encantado de Monteiro Lobato" - Exposição no Rio de Janeiro Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro (RJ)
Dezembro de 1998 Lançamento da edição fac-similar de "O Sacy-Perêrê: resultado de um inquérito" Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro (RJ)